Volta às aulas: dicas para decorar o cantinho de estudo

Home / Sem categoria / Volta às aulas: dicas para decorar o cantinho de estudo

MD_MG_9956

Réveillon: ok. Carnaval: ok. Volta às aulas: ‘ih, preciso organizar a área de estudo do meu filho’. O escritório Rocha Andrade Arquitetura & Interiores – das irmãs Cristina Rocha Andrade, arquiteta e Patricia Rocha, designer de interiores – vai te ajudar nessa tarefa com dicas e orientações gerais sobre como preparar uma área funcional e bem atrativa.

Os especialistas dizem que toda criança precisa de disciplina e, nesse contexto, vem também a educação e tudo mais o que envolve os estudos. Sabemos que todos rendem melhor quando centrados, focados. Com as crianças não é diferente. Por isso é tão importante planejar a área de estudos dos pequenos. Quanto antes você inserir esse espaço no universo da criança, mais facilmente ela vai entender que aquilo faz parte de sua rotina. “Sugerimos que a partir dos três ou quatro anos já se tenha uma área para pintar e desenhar. Essa é a forma mais lúdica de introduzir o espaço de estudos às crianças”, afirma Patricia Rocha.

MD_MG_0290

Seja no quarto ou num outro cômodo da casa, a área de estudos deve ser planejada considerando o conforto da criança. Os móveis devem ser ergonômicos, ou seja, planejados para a estatura delas. Bem acomodadas, elas se concentram mais e, consequentemente, rendem mais.

Além disso, a criança precisa sentir identificação com o ambiente. Um caminho é ouvir a criança. Saber o que ela gosta ou deseja ter: seja um personagem, um tema ou apenas cores preferidas. Estamos falando sobre tornar o ambiente mais prazeroso à prática do estudo.

A começar pela bancada, o móvel deve ter no máximo 50 cm de altura para crianças até 10 anos e depois disso, 78 cm. Sendo assim, a peça já pode ser projetada com regulagem de altura para atender essa mudança futura. A profundidade sugerida é de 60 cm e a largura, de 1 m. “Claro que essas medidas podem variar de acordo com o espaço disponível, mas esses números são os ideais”, afirma Cristina. A cadeira deve ter regulagem de altura e encosto também em razão do conforto e da estabilidade da coluna da criança. Esses mobiliários podem ser encontrados em lojas especializadas, grandes redes de móveis e decoração ou feitos sob medida.

A luz natural deve ser privilegiada. Então, posicionar a bancada embaixo ou ao lado da janela é o ideal. De toda forma, a luz artificial pode suprir bem as necessidades da prática da leitura e escrita. O uso de luminárias de pé ou de mesa direcionadas na bancada resolve essa questão facilmente.

<MD_MG_7129

Não existe uma regra sobre quais cores usar, mas tons de cinza, preto, vermelho e roxo costumam agitar as crianças, tirando-as do foco. Então, a dica é evitar. Outra coisa que não funciona é poluir o espaço com muitos itens, principalmente em cima da bancada. “Quanto menos coisas para desviar a atenção, melhor. O ideal é ter nichos e gavetas para organizar e guardar os materiais de maneira que a criança tenha autonomia para pegar e guardar seus pertences”, afirma Patricia.

De forma geral, vale a pena investir num bom projeto de marcenaria contemplando bancada, prateleiras, nichos, gavetas e tudo o que vai ajudar a tornar o espaço mais organizado e ‘limpo’.

“O cantinho de estudo pode ser compartilhado por mais de uma criança. Dessa forma, se aprende desde cedo a importância de respeitar o espaço e os objetos do outro, a manter suas coisas organizadas e guardadas”, finaliza Cristina.

Sobre Rocha Andrade Arquiteturas & Interiores

Fundada em 2001, a Rocha Andrade Arquitetura & Interiores nasceu da necessidade de parceria das irmãs Patrícia Rocha e Cristina Rocha Andrade. Com sede em São Paulo o escritório visa levar bem estar e qualidade de vida a seus clientes por meio de um trabalho elegante, bonito e funcional. A equipe, comandada pela dupla, busca respostas exclusivas para cada desafio, propondo serviços especializados e projetos inovadores. Já foram entregues, em média, 400 projetos entre residenciais, comerciais, corporativos e imobiliários.

FONTE:http://revistastudiobox.com.br/volta-as-aulas-dicas-para-decorar-o-cantinho-de-estudo/